8 de janeiro de 2009

SIV - Sistema de Imediata Violência

Socorro do INEM acaba ao murro
Solicitador diz que foi atacado por tripulante de ambulância, que se queixa do mesmo

Um solicitador de Vila Meã, Amarante, acusa um tripulante do INEM de o ter agredido durante uma operação de socorro, mas o enfermeiro da ambulância garante que foi ele o agredido e apresentou queixa na GNR.
O incidente teve lugar na madrugada de Ano Novo, depois da ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) de Amarante ter sido chamada a Vila Meã para atender uma paciente, médica de profissão, que apresentava "dor torácica", segundo o INEM, e sinais de "estar a fazer um enfarte de miocárdio", segundo os bombeiros de Vila Meã, também accionados.
A médica, que tinha a companhia do solicitador, recusou ser hospitalizada, pedindo apenas um "comprimido Nitromint", refere fonte do INEM, mas a equipa de emergência apenas aceitou o pedido caso a mulher assinasse "um termo de responsabilidade".
Foi a partir daí que o incidente teve início. Segundo o queixoso, o tripulante da ambulância agrediu-o, mas para o gabinete de comunicação, o autor do incidente foi o solicitador que, "exaltado, iniciou uma série de insultos".
O solicitador acusa o enfermeiro de lhe ter provocado uma queda, que por sua vez terá danificado uma prótese que tem na anca, obrigando-o a uma intervenção cirúrgica e a alguns dias de internamento hospitalar.
No final, a médica, que é directora do centro de saúde local, e solicitador acabaram por ser transportados para o hospital de Penafiel em ambulâncias dos bombeiros de Vila Meã, depois de terem recusado o transporte pelo INEM.
O solicitador nega que tenha agredido alguém e garante que foi ele a vítima: "O enfermeiro deu-me com uma pasta na cara e caí", disse à Lusa, mantendo a disposição de apresentar queixa contra o tripulante depois de ter alta do hospital, o que poderá ocorrer amanhã ou depois.
A porta-voz do INEM afirmou que o enfermeiro relatou que o homem "se apresentava incontrolavelmente agressivo, que o havia seguido na saída, empurrando contra a parede, agredindo-o com o guarda-chuva e que, ao afastá-lo para defender-se, o agressor caiu no chão, momento em que fugiu".
O meu abraço a este grande senhor da enfermagem em portugal que demonstrou mais uma vez os múltiplos papéis sociais que estes profissionais tem demonstrado ao longo dos tempos. De auxiliar, médico, psicólogo, funcionário da limpeza, assistente social, administrativo... e triador assassino, acrescenta-se mais uma faceta a este grupo - danificador de próteses (há quem já tenha pós-graduação em articulações da anca e já se fala em doutoramentos em outros tipos de próteses).

Queria ainda deixar este pedido pessoal ao INEM: a criação de um serviço de entrega de medicamentos ao domicílio, para que os senhores doutores não tenham que sair do conforto do seu lar para receberem a medicação que necessitam. Tendo em vista a qualidade deste processo, este serviço deveria contar com um enfermeiro que iria administrar a medicação, sublingual ou rectal conforme os casos....

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Subscreva o nosso Blog:

Delivered by FeedBurner